terça-feira, 24 de maio de 2011

Fábio Pochat

                                           Imagem: Google Imagens

Fábio faz parte do primeiro grupo de stand up comedy do Brasil, o COMÉDIA EM PÉ. Os demais integrantes do grupo são: Claudio Torres Gonzaga, Paulo Carvalho, Léo Lins e Fernando Caruso.

O DOGMA DA COMÉDIA EM PÉ

Numa espirituosa releitura do "Dogma 95", criado pelos cineastas dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinterberg por um cinema menos comercial, os quatro rapazes criaram seu próprio DOGMA:
1 – O comediante só pode se apresentar sozinho. Jamais em dupla ou grupo.
2 – Só é permitido se apresentar com texto próprio. Não pode usar piadas que já caíram em uso popular ou foram recebidas pela Internet. Muito menos usar aquele truque muquirana de contar a anedota como se o fato tivesse acontecido de verdade, tipo “eu tenho um tio português...”.
3 - Não pode fazer personagem. Também não vale transformar a si mesmo em personagem ou usar figurinos engraçados. Use roupas que você usaria normalmente, no dia-a-dia.
4 – Evitar contar casos. O material deve ser preferencialmente de tópicos de observação.
5 – Deixar bem clara a persona de cada um. Não tente fingir ser quem você não é. Seja você mesmo, sempre. Se você é mal humorado, seja assim no palco, por exemplo. E se em determinado dia você estiver de saco cheio, assuma; se estiver eufórico, idem; assuma o seu estado diante da platéia. Aliás, é importante também tentar trazer sua rotina pro mais perto de você possível. Se o comediante for judeu, em algum momento fale de judeus, se for gay, fale sobre gays, se for nerd, fale sobre ser nerd, etc.
6 – Não é permitido o uso de trilha sonora ou qualquer tipo de sonoplastia.
7 – Não é permitido fazer nenhuma marcação de luz. Use apenas a iluminação básica do palco.
8 – Não é permitido o uso de cenografia ou adereço.
9 – Os comediantes podem e devem testar “matérial” novo diante da platéia. Vale desde improvisar tendo apenas o tópico em mente até ler as piadas, caso elas não estejam decoradas ainda.
10 – Não forçar a barra. Se você tem apenas cinco minutos de material, faça uma apresentação de cinco minutos e saia. Tudo bem. Não enrole. As apresentações, aliás, serão sempre de 5, 10 ou 15 minutos.

Fonte: www.fabiopochat.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário